terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Appendix N no Brasil - parte 1

Essa ideia tinha me ocorrido a muito tempo, mas os afazeres do dia a dia deixaram ela pra lá. O comentário do colega Crustie Noise me reascendeu essa ideia, e portanto, vamos tentar compilar ao máximo o número de livros que temos por aqui.

Só para os desavisados: "Appendix N" era um dos apêndices no AD&D1ed, em que Gygax relatava livros que o inspiraram na criação do D&D, ou que fossem "leitura obrigatória" para todo fã. A lista completa, em inglês está do lado direito deste blog.

Por fim, esta postagem será atualizada conforme eu conseguir mais informações. Claro, faltam os Conan, Elric e Lankhmar, mas em breve eu os coloco aqui!


Poul Anderson
A Espada Quebrada. Citado diretamente no Appendix N, publicado pela Global Editora e Distribuidora Ltda.






















Leigh Brackett

Escritora prolífica no campo da ficção científica, também conhecida como "A Rainha do Space Opera". Aqui temos "A Equação Humana", com participação de Leigh e Ray Bradbury no conto "Lorelei da Névoa Escarlate"




















Fredric Brown
Existem muitos livros desse autor, conhecido dentre outras características por histórias curtas, de 1 a 3 páginas. Desconheço ainda qual a ligação dele com o Appendix N, e pelo volume de material, não saberia recomendar nenhum em específico.

Edgar Rice Burroughs
Recomenda-se a "série 'Marte'". Uma Princesa de Marte, Os Deuses de Marte, O Comandante de Marte. E claro, John Carter - Entre Dois Mundos (apesar deste ser escrito tendo o filme como base). A série "Pellucidar" não tem muita representatividade em nossa língua, assim com a série "Vênus". Estes primeiros temos pela editora Aleph.

Editora Nacional (1946), e Editora Record (1964)

Edit (10/07/18): Outra série muito importante desse autor é "Pellucidar". Infelizmente não temos os livros desta série por aqui, mas um "spin off" com o Tarzan se passa em Pellucidar (pra quem não sabe, Burroughs é criador do Tarzan). Dois livros e quadrinhos contam essa história.


Gardner Fox
Série "Kothar": Kothar of the Magic Sword ("A Espada das Mil e Uma Mortes"), Kothar and the Demon Queen ("No Reino da Mulher Demônio"), Kothar and the Conjurer's Curse ("A Conjuração dos Feiticeiros".  Esse seria adaptado para uma história em quadrinhos do Conan, Kothar and the Wizard Slayer ("O Mago Exterminador", que junto com "No Reino da Mulher Demônio". fora publicada em um "2 em 1")




Até a data de hoje, apenas o primeiro, Kothar: Barbarian Swordsman, não foi traduzido.

Jack Vance
A famosa série Dying Earth conta com apenas duas entradas aqui. O livro A Agonia da Terra, e o conto "Mazirian, o Mágico", da coleção "Isaac Asimov apresenta: Magos - Os Mundos Mágicos da Fantasia"



Edit 2/1/18
E a história Mazirian, o Mago, que tem no livro Magos, está no Agonia da Terra, que apresenta as seguintes histórias:

Turjan de miir, pág. 5
Mazirian o mago, pág. 27
T'sais, pág. 49
Liane, o viandante, pág. 83
Ulan Dhor, pág. 99
Guyal de Esfera, pág. 133

Obrigado Arnóbio W. Filho, do grupo Amantes de Livros de Ficção Científica no Facebook



4 comentários:

  1. Acho que faltou uma informação importante a respeito de Leigh Brackett: o fato de que ela é a verdadeira roteirista de O Império Contra-Ataca!

    ResponderExcluir
  2. Difícil demais achar Agonia da Terra, e também Fafhrd & Gray Mouser.

    Silmarilion (Tolkien) certamente também estaria no Apêndice.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo artigo Rafael. Recentemente comprei todos os livros do Jack Vance e da Poul Anderson que encontrei em um sebo. Infelizmente não tinha A Espada Quebrada. Aguardando a segunda parte da postagem. Abraço.

    ResponderExcluir