quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Eldritch Tales - um jogo Lovecraftiano


(english version here)

Salve pessoal!
Recentemente tomei conhecimento de um jogo muito interessante chamado "Eldritch Tales". O que mais me despertou curiosidade foi o fato dele ser um derivado do Sword & Wizardry White Box. Sempre achei que dava pra adaptar tudo ao D20, ehehe.

Como essa foi uma das propostas ao meu grupo do meu Apoia-se, mas não foi a escolhido, aproveito para mostrar a todos esse jogo incrível, que em breve farei uma resenha.


1- Poderia falar um pouco sobre você e sua empresa?
Meu nome é Joseph Salvador e seu o dono da Raven God Games. Comecei a mjogar D&D na metade dos anos 80 e joguei vários sistemas ao longo dos anos. Alguns anos atrás descobri a OSR, e estando desencantado com a 3ª e 4ª Ed do D&D, me voltei imediatamente ao Delving Deeper, Astonishing Swordsmen & Sorcerers of Hyperborea, e Swords and Wizardry. Algo sobre na natureza do “faça você mesmo” da OSR me inspirou a tornar-me um criador, então a Raven God Games nasceu como meu nome de publicação. Eldritch Tales: Lovecraftian White Box Role-Playing – uma visão OSR do gênero Mythos de Cthulhu -  é minha publicação mais recente.



2- Se você pudesse escrever a sinopse atrás de um VHS sobre o eldritch Tales, como seria?  

Esta é uma pergunta difícil, vamos tentar: “Em um mundo onde o homem não é o primeiro, nem o último, mestre da Terra, a humanidade é ameaçada por coisas ancestrais conhecidas como Os Antigos. Jogadores descobrirão segredos blasfemos de uma Terra ancestral de eras esquecidas, investigarão mistérios que minarão sua sanidade, e deverão lutar contra cultistas, bruxas e criaturas ultramundanas para alcançar seu propósitos inimagináveis, ou pior, acordar Os Antigos e iniciar o fim dos tempos.
Porque, se as profecias estão corretas, Os Antigos irão emergir novamente!”


3- Por que Sword & Wizardry (S&W), e por que a versão “White Box” (WB)?

De todos os jogos OSR que amo, Sword & Wizardry White Box me cativou com suas regras simples, ênfase em avaliar a situação ao invés de se prender às regras, e mais notavelmente, sua “hackeabilidade”. Vários outros jogos notáveis foram lançados usando o WB como ponto de partida – White Star, WWII: Operation White Box, e outros -  demonstrando a maleabilidade das regras. Com apenas alguns ajustes, é possível aplicar as regras a qualquer gênero.
Era o sistema perfeito para isso.
 

4- Se alguma pessoa blasfêma não fizesse ideia de quem é Cthulhu e/ou Lovecraft, o que você recomendaria como seu “Appendix N” para aproveitarem Eldritch Tales na íntegra?

Engraçado, meu “Appendix N” está no livro justamente por essa razão. Além do trabalho de HPL, Robert E.Howard e Clarck Ashton Smith estão no meu topo das “leituras obrigatórias”, seguidos por Robert Chambers, Algernon Blackwood, Arthur Machen, Robert Bloch e MR James. Existem muitos outros autores para recomendar, incluindo muitos modernos...a lista poderia seguir adiante!
 




5- Você acha que um dia o Myhos de Cthulhu vai se tornar tão comum que as pessoas perderão o interesse?

Vamos torcer que não! Honestamente, acredito que existe ainda muito conteúdo Lovecraftiano. Talvez Cthulhu tenha se tornado uma imagem comum na cultura popular, mas onde está Tsathoggua?
Shub-niggurath? Existem muitas, mas muitas histórias a serem contadas e jogos para serem jogados que a criatividade vinda disso é enorme. Além disso, os temas de Lovecraft de medos humanos reais nunca serão sobrepujados. Desesperança, inadequação, destruição inevitável, imensidão incompreensível de tempo e cosmos, a insignificância do homem em face das criaturas extraterrestres e realidades extradimensionais.Não, acho que HPL vai manter sua popularidade por um longo tempo.

6- Qual a parte mais difícil de fazer este livro?

A parte mais difícil do processo de criação desse jogo foi deixar as regras certinhas. Sim, a base do jogo foi retirada do S&W, então eu sabia como fazer o combate, jogadas de proteção e classes de personagens funcionariam direito. Foram os sistemas extras embrenhados na fundação do jogo que deixaram preocupado – Insanidade, Habilidades, um novo sistema de mágica, deixar os monstros bem acertados. Acho que o que conseguimos captura muito bem o gênero em um sistema de regras simples. Espero que outras pessoas achem o mesmo!
 
 
7- Conselhos para aqueles que gostam de adaptar coisas?

Adaptar conteúdos de um material fonte é uma ótima maneira de ter idéias e criar novas histórias com elementos dos originais. Além disso, não há conselho melhor do que o dado por Graham Walmsley em “Stealing Cthulhu”. Recomendo a todos que tem interesse em mestre jogos Lovecraftianos.
Sobre adptar cenários de outros jogos, eu diria simplesmente use seu melhor julgamento. Design de RPG, especialmente na OSR, não é uma ciência e você realmente tem de ver o que acha que está certo. Contudo, algumas coisas devem estar claras – use estatísticas técnicas do Eldritch Tales; a maioria das habilidades você encontrará em outros jogos, mas elas também estão cobertas no ET. Esse tipo de coisa é simples. Tente equilibrar o cenário aos níveis do ET. E se estiver em problema, invente uma regra e mantenha o fluxo do jogo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário