quarta-feira, 3 de junho de 2009

Suplementos - Fiend Folio

-->
Recebi esta semana um livro muito bacana que achei por acaso no Mercado Livre: o Fiend Folio do 1ed.
Não apenas o livro está em excelente estado, como paguei 30 reais com frete incluso. Eu diria que foi um achado por este preço!

Publicado em 1981, este livro de 128 páginas contém muitos monstros criados para a coluna "Fiend Factory" da revista White Dwarf (na época, a Games Workshop tinha direitos sobre as publicações do D&D no Reino Unido).
Algumas criaturas foram desenvolvidas por nomes bem famosos, como Ian Livingstone (co-fundador da Games Workshop e escritor de muitos livros da série Aventuras Fantásticas) , Tom Moldvay (além de várias aventuras, é o da caixa "magenta", lembram?) e Charles Stross (que criou não apenas os githyanki/githzerai como também os death knights).

O nome “Fiend Folio” ainda seria usado mais duas vezes: uma para a 2ed (1992) e outra para o 3ed (2003).

Este livro introduziu algumas critauras como os Slaadi (plural de Slaad, os “demônios-sapo”), os Death Knight e os Drow .
Quando falo dos drow, digo oficialmente como “drow” mesmo, já que são citados no Monster Manual de 77 como uma lenda – drows ou Black Elves-, e depois em algumas aventuras como uma ameaça real, pelo nome próprio, mas sem ficha em algum livro dos monstros.

A arte também foi muito aprimorada desde o primeiro Monster Manual, contendo ilustrações de Erol Otus, David Sutherland, Jeff Dee e outros.

O livro em si é bacana, mas na minha opinião, nada do tipo “não pode faltar na sua coleção!”. Muitos dos monstros são meio “sem sal”, ou até meio bobos como o Flumph, um tipo de mãe-d’agua lawful good que flutua no ar. O Monster Manual I e o II são muito melhores para suprir as necessidades de monstros e demônios.

Contudo, eu queria fazer algumas observações sobre 4 entradas: os Princes of Elemental Evil, githyanki/zerai, slaad e o death knight.

Bom, os príncipes não tem muito o que discutir, né? Tudo que é cara mauzão, único e cheio de lacaios só pode fazer bem para as campanhas! Os githyanki, githzerai e os slaad pra mim tem muito pano pra manga. São um prato cheio para qualquer DM que queira misturar raças meio "demoníacas-alienígenas/extra planares". Agora,os death knights...

Criados por Charles Stross, os death knights podiam fazer não apenas wall of ice à vontade e uma fireball de 20d6, como podiam fazer "gate" para invocar demônios!!! Nem o Lord Soth faz isso (claro, eles tiraram o "gate" na segunda edição, ehehe).
Após os atributos, o “flavor text” dele é realmente enigmático, digno de ser mostrado para os jogadores como um “pergaminho perdido”:

“O death knight – e sabe-se da existência de somente doze destas terríveis criaturas- são uma forma horrível de lich criado pelo príncipe demônio (acredita-se que seja Demogorgon) a partir de um humano paladino caído.”

Claro, com o tempo e novas publicações, esta “lenda” foi expandida em revistas, livros e romances. Mas ver a primeira entrada sobre eles foi muito fascinante.

Resumindo, é um livro bacana e vale a pena adquirir caso consigam um bom negócio. Se você procura monstros para suas aventuras de 1ed, aconselho os Monster Manual I e II que com certeza trarão desafios satisfatórios para qualquer mestre e grupo de aventureiros.

Um comentário:

  1. Rapaz, tem um paladino caído no meu grupo em busca de redenção. Acho que... você me deu uma ideia. :)

    ResponderExcluir