segunda-feira, 20 de julho de 2009

Read Magic! A história das miniaturas oficiais de D&D (parte 4)

Depois de descontinuar a licença com a Grenadier, em 1983 a TSR começou a produzir sua própria linha de miniaturas. Produziu várias caixas, incluindo uma de Dragonlance e duas do Conan, baseadas nos filmes. A arte nas caixas era deficiente [N.T: não sei bem o que o autor quis dizer com deficiente, mas creio que seja no sentido de que é arte reaproveitada de outros módulos e produtos da TSR] assim como a imagem das miniaturas na parte de trás da caixa, mas as caixas em sí tinham compartimentos grandes de espuma, junto com uma "folha" de espuma que protegia a parte de cima e de baixo, cumprindo um ótimo trabalho em proteger as miniaturas- melhor do que as primeiras da Grenadier. Opa, mas isto é sobre miniaturas: as miniaturas não eram muito boas, infelizmente.

(olha a espadinha do paladino da direita, pronta para deixar o dono na mão!)

Muitos detalhes eram mal feitos e as armas eram muito fininhas, com espadas em escala, o que significa lâminas de 1/4 mm que estavam apenas esperando para quebrarem. Algumas miniaturas eram bem feitas e detalhadas e pintadas de maneira notavelmente bem. Em fato, muitas miniaturas pareciam melhor pintadas do que alguem poderia imaginar, o que fazia da pintura algo divertido e compensador. De modo geral, eles lançavam muitos aventureiros e poucos monstros nas caixas. Contudo, os monstros que eles produziam em suas caixas pareciam tão diferentes dos do Monster Manual que talvez fosse melhor que não fizessem mais monstros...


(da caixa "Monster Tribes", nota-se que os trolls não tinham nada a ver, muito menos o orc officer com gigantismo)

Além das caixas, a TSR produziu 12 blisters com personagens e 12 com monstros, sendo estes de maneira geral melhores dos que muitas figuras que vinham nas caixas. Os monstros eram muito melhores e muito úties com algumas espécies sendo produzidas pela primeira vez por uma empresa.

A linha da TSR foi a linha de miniaturas menos popular já lançada devido a baixa qualidade e fragilidade das armas. Obviamente muito dinheiro foi destinado ao design já que as embalagens eram excelentes. Os blister tinham até "dungeon tiles" [N.T: tipo aquelas cartolinas com cenário impresso] no verso para serem usados em jogo. Se apenas suas miniaturas fossem tão boas quanto...

Mesmo assim, existiam várias que valia a pena ter e usar em jogo e qualquer um pode achar pelo menos algumas figuras da TSR que seja de seu agrado. A melhor série e mais popular era o Basic Figure Set. Esta caixa tinha algumas figuras interessantes, alguns monstros e as figuras ficavam muito boas quando pintadas. Esta série vale por volta de 50 dólares de todas as armas estiverem intactas. Lacrada, a caixa pode subir para 60-70. A maioria das caixas valem somente 10-20 dólares cada mesmo se estiverem lacradas.



As séries GenCon RPGA Set, ambas do Conan e a de Dragonlance alcançam facilmente 35-60 dólares cada. Algumas poucas séries (Champion e Expert) eu nunca vi e portanto não faço ideia do valor apesar de suspeitar que seria pelo menos 50.00. Blister são mais baratos, algo como 3.00-7.00 cada. Poucas delas são difíceis de achar, como Druidas, Fighters e Half-Elves que podem valer um pouco mais. Como mencionado, os blisters tinham boas miniaturas e são uma barganha por estes preços.



(apesar do Sturm bizarro -quem pintou não devia ter uma figura dele-, a ideia de um baaz leader é muito boa!)





As miniaturas da TSR são identificáveis muito facilmente por terem a marca TSR e a data 1983 ou 1984. Sua linha de miniaturas durou apenas dois anos, e em 1985 interrompeu a produção e licenciou a Citadel/Games Workshop para produzir suas miniaturas. Estas miniaturas continuam a ter o selo TSR.

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de deixar o link da loja de rpg Taberna do Dragão, onde você encontrará muitas opções em miniaturas rpg.

    ResponderExcluir