terça-feira, 8 de setembro de 2009

Read Magic! A história das miniaturas oficiais de D&D (parte 8-final)


Em 2000 a Wizards of the Coast (WotC) lançou a linha de miniaturas Chainmail para wargames junto com a linha Dungeons & Dragons Chainmail.

Estas eram grandes linhas de miniaturas se você precisasse de elfos, gnolls, ogros, mortos-vivos, anões, humanos e drows, já que eram muito bem feitas. Os elfos, drows e gnolls eram particularmente maravilhosos. Estas miniaturas tinham os mesmos problemas de montagem e de base da outra linha da WotC: as figuras não encaixavam direito na base e tinham muitas peças para serem montadas
.
   (gnome infiltrator)

Por esta razão e também devido a rumores que a WotC tinha idéias de criar miniaturas de plástico e um novo jogo “skirmish” [N.T: skirmish, ou escaramuça, é um tipo de batalha em pequena escala e que as peças são vistas como “indivíduos”, e não como “grupos” – como no jogo War, onde cada peça representa vários soldados], muitos jogadores não quiseram investir pesado nesta linha. Isto é uma pena já que o jogo Chainmail é um dos melhores jogos de batalha de mesa já criados. Ele varia de outros jogos bem sucedidos como Warhammer no aspecto de que as batalhas envolvem pequenas escaramuças ao invés de batalhas gigantescas. Se desejado, uma série de escaramuças poderia facilmente estar envolvida numa sessão de batalhas ou campanhas e por isso era um jogo divertido e imaginativo. Felizmente para aqueles que gostariam de experimentar o Chainmail, os conjuntos de iniciação e miniaturas são fáceis e baratos de encontrar no eBay.



As miniaturas Chainmail, como suas contrapartes da WotC são facilmente identificáveis pelo selo da WotC e o ano 2000 ou 2001 estampados na tira da miniatura que se fixa à base. A base em si não apresenta marcas e é bem genérica.
Assim como as outras miniaturas WotC, as minis de Chainmail são esculpidas pelos melhores na indústria e isso é aparente, especialmente quando pintadas.

-------------------------------------------------------
RECAPITULANDO:
1977 Minifigs D&D: primeira empresa a produzir oficialmente minis de d&d
1979-1982 Heritage Dungeon Dwellers: ganhou a licença para produzir mas os negocios acabaram sendo cancelados. Produziu as minis planejadas como d&d com onome “Dungeons Dwellers”.
1980-1982 Grenadier: pegou a licença logo após a Heritage. Sua linha era conechecida como “Solid Gold”.
1983-1984 TSR: a TSR se aventura num terreno perigoso, e resolve passer abola pra frente em pouco tempo.
1985 Citadel: a Citadel produz uma linha de qualidade muito superior à da TSR.
1987-1997 Ral Partha: uma das empresas mais conhecidas pelos fãs, a Ral Partha fez um excelente trabalho por quase uma década..
1999-2001 WOTC: a Wizards of the Coast começa a produzir miniaturas logo após comprar a TSR. Três linhas de produtos surgem: TSR 25th Anniversary (1999); 3rd Edition Dungeon and Dragons Miniatures (2000 - 2001); e a linha Chainmail de D&D (2000 – 2001).

Bom pessoal, com isso acabamos nossa jornada sobre matéria sobre as miniaturas oficiais de D&D. Espero que tenham gostado!
Os textos desta série foram traduzidos e editados com a devida permissão do autor. Para maiores detalhes, visite http://dndlead.com/default.htm

2 comentários:

  1. hum...e as minis de D&D atuais? Mereciam um post hein!
    Excelentes materias!

    ResponderExcluir
  2. valeu gene!
    o texto q publiquei é uma tradução, mas tb pensie em depois fazer uma para as minis de plastico ;)

    ResponderExcluir