quinta-feira, 17 de maio de 2012

G1-2-3 Against the Giants

Lançado em 1981, Against the Giants é uma compilação de três outros módulos: Steading of the Hill Giant Chief, Glacial Rift of the Frost Giant Jarl, e Hall of the Fire Giant King (todos de 1978). Escrito por Gary Gygax, é um módulo de combate difícieis e, como é de se esperar, muitos confrontos com gigantes.



O módulo G1- Steading of the Hill Giant foi também o primeiro módulo lançado pelo TSR, com apenas 8 páginas. Alias, tanto o G1 quanto o G2 tinham apenas 8 páginas, enquanto o G3 tinha 16. G1-2-3 é exatamente isso, um livro que reune em 32 páginas as três aventuras, diferente do que viria ser incorporado em GDQ 1-7 - Queen of the Spiders. Neste último, o conteúdo sofreria certa expansão em favor de juntar as três séries (G: giants, D: drow, Q: queen of the demon web) em uma grande campanha, levando, portanto, o apelido de "Supermodule".

A série G também foi relançada no tão cobiçado pelos colecionadores "TSR Silver Anniversary Collector's Edition", e adaptações para a 4ed foram criadas e disponibilizadas para os assinantes dos programas da Wizards of The Coast.

Por fim, uma versão para AD&D 2ed foi lançada, chamada "Against the Giants: The Liberation of Geoff" (1999). Ela contém os três módulos da série G (apenas com as regras adaptadas para 2ed) e uma segunda parte, a "The Liberation of Geoff" propriamente dita.



A primeira parte é uma missão para derrotar gigantes que estão atcando terreno ocupado por humanos. O grupo encontra um mapa dentre os tesouros (após árduas batalhas) que os leva até a segunda parte, onde enfrentarão gigantes do gelo. O motivo para este enfrentamento se dá por: ou o grupo tere sido contratado por nobres para exterminar uma possivel ameaça gigante (no caso dos jogadores começarem com o G2), ou eles estarão investigando a ligação entre os gigantes da colina e os gigantes do gelo (no caso de estarem continuando de onde G1 parou).

Por sinal, a "moral" da terceira parte é a mesma. Ou nobres que contratam, ou o grupo investigando quem está por trás disso tudo. No último caso, eles descobrem por fim que existe uma ligação entre os drows e os gigantes, e que a sacerdotisa drow Eclavdra é a responsável por isso.

Estes fatos poderiam levar o grupo a se aventurar no próximo módulo, e assim começar a série de módulos "D".

King Snurre


Como podem ver, não existe uma história muito brilhante por trás, apesar de admitir que é intrigante a ligação/manipulação dos gigantes por parte dos drows. Também, alguns encontros são muito bacanas, como os ursos polares que são mascotes dos gigantes de gelo ou os salões escaldantes dos gigantes do fogo. Hall of the Fire Giant King também marca a primeira aparição de um drow com estatísticas (eles haviam sido apenas mencionados no Monster Manual de 77).

Mesmo em termos de história a série G1-3 não ser uma obra prima, isso não quer dizer que não seja divertida. Ela ocupa um espaço importante na história do jogo, e por isso, temos adaptações para diversas edições do D&D, um romance, miniaturas e sabe-se mais o que pode surgir por ai, com os planos de "re invetar-se" da Wizards. A menos que você seja um colecionador, é melhor buscar um destes volumes mais recentes, como o "The Liberation of Geoff", por exemplo, em função do preço que estes volumes podem atingir. Encontrar o GDQ não é dificil, contando que esteja disposto a pagar mais de 50 USD por um exemplar.

olhem o meu GDQ ali em cima, lero lero

2 comentários:

  1. Beltra! Você poderia fazer uma introdução desta sobre a White Plume Mountain?
    (não tenho certeza se este é o nome, mas li na redbox sobre o módulo que deu origem a um artefato fodasso, e ele me parece legal, o módulo).

    ResponderExcluir
  2. Faclão, já tem 3 anos que escrevi sobre esse modulo. vamos la!
    http://modulosrpg.blogspot.com.br/2009/05/s2-white-plume-monutain.html

    ResponderExcluir