quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Novo canal de video Old School

O novo canal Grognard Games chegou para apresentar preciosidades old school (vejam o video de apresentação e babem nas relíquias!) e falar um pouco sobre a história do jogo (não apenas do D&D), assim como dos retroclones/jogos que tem tudo a ver com a OSR.

Inscrevam-se para não ficarem fora das atualizações :)

http://www.youtube.com/watch?v=75g4AuhhWQI
http://www.youtube.com/user/GrognardGames?feature=watch

9 comentários:

  1. Rafael,

    Descobri seu ótimo site ontem, muito interessante por desvelar o D&D. Sou mestre de D&D quarta edição atualmente e jogo uma campanha de D&D 3.5 de um de meus jogadores: sou a favor do D&D, de qualquer uma de suas edições. Como curti muito seu site e textos, além de seus vídeos, irei lhe visitar diariamente aqui. Bom saber que existe outro mestre apaixonado por D&D no Brasil.

    Atenciosamente,

    Marco, Franca / SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marco!
      Agradeço os elogios

      Confesso que quando a 3ed saiu, eu fui contra ele, sem ter grandes vivencias nesta. Hoje já penso diferente: ainda não escolheria como minha edição "para o dia a dia", mas entendo melhor hoje sobre os jogadores fazerem o jogo, mesmo com influencia das regras de cada edição (que podem, ao seu modo, influenciar no "tom" das aventuras).
      Abraço!

      Excluir
    2. Meu primeiro RPG foi o D&D da Grow e embora tenha conhecido outros sistemas, sempre preferi o D&D porque é fundamentado no trabalho em equipe. Fui mestre em todas as edições passadas e sou mestre na quarta edição, mas como é difícil encontrar mestres de D&D aqui em Franca, só experimentei o D&D terceira edição como jogador quando um de meus amigos da minha campanha de D&D começou a mestrar. As diferentes edições contribuem para o estilo das aventuras sim, como a proposta do mestre e o estilo dos jogadores. Sou contra a guerra entre as edições e a favor do fortalecimento do D&D. Conheci o jogo com 15 anos, hoje tenho 34 e não imagino minha vida e seus momentos de lazer sem o D&D. Em minha campanha utilizo as regras da quarta edição, mas a ambientação é em Forgotten Realms antes da Praga Mágica, no ano de seu acontecimento. Que edição você está mestrando, Rafael? Tendo em vista seu site, deve ser um mestre muito dedicado e suas aventuras devem ser muito legais ^^ Já pensou em gravar suas sessões ou mesmo sua campanha e depois colocar no site?

      Excluir
    3. Marco, eu mestro AD&D e as vezes Old Dragon, conhece?
      Nao acho q meu material seja diferente do dos outros mestres, mas gosto muito de ler o material feito pelos "dinossauros" do rpg, e por isso, me inspiro neles em em suas fontes (lovecraft, howard, moorcock, etc). abraço!

      Excluir
    4. Olá!

      Pretendo mestrar uma aventura de AD&D para meus jogadores atuais, que não o conheceram. Estou fazendo algumas pesquisas na internet em busca de algumas aventuras prontas de AD&D. Recomenda alguma que tenha mestrado e curtido bastante?

      Não conheço o Old Dragon. É um rpg nos moldes do antigo D&D da grow?

      Excluir
    5. gosto de muitas, mas depende do nivel dos personagens! niveis iniciais PEDEM The Keep on the Borderlands ou Village of Hommlet.
      nao costumo joagar em niveis muito altos, contudo.

      old dragon é um sistema nacional q resgata o molde mais antigo do D&D, sem skills ou feats. ainda tem classe e raça separado. digamos q tem coisas do D&D basico, do AD&D e ate mesmo alguma cosia da 3ed.
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Old_Dragon

      Excluir
    6. Valeu pelas dicas, Rafael. Olhei aqui em minha estante e irei utilizar o Domínios do Medo, pois o comprei há anos e ainda não o utilizei.

      Excluir
  2. Queridão, por falar em canal de vídeo, novidade, oldschool, troca de ideia etc, o que é que você me recomenda para discussões e foruns e o que mais for, nesta linha AD&D - Old School. Ah, em português (não vale facebook).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uam resposta triste, amigo. Infelizmente, fora o Facebook, nao temos um local de discussao.
      Para nao dizer que nao temos nada, discutimos muitos aspectos old school no grupo de emails do Old Dragon.

      Em ingles existem varios, em portugues, apenas alguns blogs como o RPG do Paço, Pontos de Experiência e Dungeon Compendium (todos estão listados aqui no blog, no blog roll)

      abraço

      Excluir