domingo, 3 de agosto de 2014

Swordsmen and Sorcerers' Guild of America

A Swordsmen and Sorcerers' Guild of America (ou SAGA) foi um grupo informal de escritores que tinham algumas obras do gênero "Sword & Sorcery". Não necessariamente este seria o gênero predominante do autor, como é o caso de Poul Anderson e Jack Vance conhecidos principalmente por suas obras de ficção científica.

Lin Carter, conhecido por trabalhos tanto no "campo" de Conan quanto do horror de Lovecraft, era um dos principais movimentadores do grupo. Eles se encontravam em eventos de literatura e convenções "nerds" (ao menos, o que seria um nerd da década de 60). O grupo inicial tenha apenas 8 membros, e não tinha grandes pretensões de aumentar este número.

O fato é que publicaram alguma antologias, compilações de contos de espada e feitiçaria, como "The Spell of Seven" e a coleção "Flashing Swords!". O grupo criaria ainda o "Gandalf Awards", premiando autores por grandes feitos na literatura de fantasia. O vencedor inicial seria o próprio Tolkien, falecido um ano antes (1973) da primeira premiação. Após, alguns membros da SAGA ganhariam este prêmio, como Lin Carter e Fritz Leiber.


Bom, eu trouxe isso hoje porque cada vez me interesso mais no gênero. Mais do que isso, gostaria de compartilhar a ideia de que os leitores interessados no tema saissem um pouco dos autores mais "comuns", como Robert E Howard, Fritz Leiber e Michael Moorcok. Claro, estes são nomes gigantescos no gênero, mestres na arte da criação. Mas ao terminar uma aventura de "Kothar", o bárbaro (por Gardner Fox), convido vocês, leitores, a procurarem por outros autores e observarem como este mundo do S&S é fascinante e diverso. Mesmo nos "pastiches" de Conan (como no caso de Kothar), o autor consegue fazer algo único e divertido.

E não é isso que nós, como jogadores e Mestres, queremos em nosso jogos?

Sobre a SAGA: http://en.wikipedia.org/wiki/Swordsmen_and_Sorcerers%27_Guild_of_America
Sobre o Gandalf Award: http://en.wikipedia.org/wiki/Gandalf_Award

5 comentários:

  1. Essa história da SAGA é muito bacana! A primeira vez que tomei conhecimento da existência deste pequeno grupo fechado de autores foi lá pelos idos de 1997, quando li "A Espada Quebrada", de Poul Anderson, pela primeira vez. Na introdução daquele livro é falado sobre o autor e sobre sua participação como membro da SAGA. De lá pra cá tenho tentado ler livros de todos estes autores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal!
      Esses dias eu peguei pra ler o Lythande, da Marion Zimmer Bradley, e vi que ela comenta sobre o Thieves World, e como esse livro é um conto que se ambienta nesse cenario. Isso q tenho a quase 10 anos o livro, sem nunca ter lido ou me dado conta disso, ehehe

      Excluir
  2. Confesso que apesar de adorar o gênero - e ter minhas sessões de RPG baseadas em Sword & Sorcery, com poucas liberdades "modernas" -, eu estou restrito à leitura da "Tríade Bárbara". Eu já li dois livros de Edgar Rice Burroughs e mesmo que tenha muito de ficção científica (Sword & Space? Sword & Planet?), o estilo da história e narrativa de "John Carter" é totalmente S&S.

    Você não precisa de uma longa jornada para ler Robert E. Howard, mas para Fritz Leiber e Michael Moorcock você provavelmente tem um livro lançado nas décadas de '70 e '80, importou os livros do exterior ou encontrou um PDF na internet. Pelo menos, eu nunca encontrei os livros em português - já vi as capas e exemplares raros, mas não pude tocá-los. O gênero é bem alternativo, assim como os membros da SAGA não faziam muita questão em "expandir".

    Seria legal mesmo existir um grupo que possamos trocar referências, comentar sobre os elementos "tropes" dos cenários e saber aonde comprar/ler outros títulos. Enfim, trocar ideias em geral sobre Sword & Sorcery.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q vc ja está lá no grupo!
      Pessoal interessado, aqui está o endereço:
      https://www.facebook.com/groups/692616644139856/

      Excluir