segunda-feira, 23 de maio de 2016

Novidade não oficial sobre Mystara (ou: adoramos Bargle)

Salve pessoal!
Hoje trouxe uma entrevista com Glen Welch, responsável por um projeto muito bacana: um novo livro para o amado cenário de Mystara.

 1- Conte um pouco sobre você, e de onde tirou a idéia para um livro de Mystara?
Sou conhecido como Mr. Welch, o jogador que começou a listar as coisas que foi dito a não fazer no RPG, que chegavam às centenas. Jogo desde os 11 anos, começando com o set básico. Joguei dezenas de jogos diferentes, adquirindo e vendendo incontáveis coleções, e ainda adicionando itens quando tenho oportunidade de jogar.
 
 2- Por que escolheu a linha de tempo do GAZ de 1000 AC?
Mantive a data de 1000 AC por várias razões. Depois da Wrath of the Immortals, o Hollow World se tornou um fator muito importante, mas não quis o incluir por conta da brevidade do livro, que ficaria com mais de 300 páginas. Segundo, o conflito entre Thyatis e Alphatia era uma grande fonte de tensão, e Wrath retirava este importante ponto da trama. Gosto do mistério de Canolbairth, algo que você perde quando os Shadow Elves tomam conta. Também torna os Shadow Elves em vilões, ao invés da raça ingênua e enigmática que são no gazetteer. Por último, após Wrath, Alphatia se foi, e Thyatis se fechou. Não existem mais impérios para ameaçar o continente. Gosto do cenário com impérios grandiosos ameaçando os horizontes.

3- Quais suas expectativas com esse produto?
Minhas expectativas são uma combinação de paciência e pensamento positivo. Eu adoraria que este livro estivesse em todas as lojas. Isso precisaria de muito dinheiro, então um financiamento coletivo ou algo do gênero seria necessário. Contudo, como Mystara continua como propriedade intelectual da WotC, tenho que aguardar a SDR e a OGL que permitam o uso do cenário da DM’s Guild. Se tudo ocorrer bem, estou falando de dois livros dos monstros, um livro sobre uma nação e é claro, aventuras.

Nosso amado/odiado Bargle, junto do barão Black Eagle

4- Diga seu produto favorito de Mystara, e o que você menos gosta.
Meu favorito é Night’s Dark Terror, não há segredo nisso. Para um módulo que começa no nível 1, tem mais aventura e ganchos do que qualquer campanha da 5E até agora. O menos favorito seria Ylaruam. De todos os gazetteers, este é o menos descritivo. Não tem a imersão que os outros proporcionam com detalhes ou personagens. Apresenta apenas um detalhe de uma única cidade, e é bem vago sobre as políticas internas.

5- E sobre arte? Poderia falar mais sobre este trabalho fantástico?
Os dois artistas principais são Rick Hershey e Mischa Jones.
Rick fez a capa, e é um veterano com muita experiência. Ele tem seis artes no livro, na capa e no inicio dos capítulos. Mischa fez a maior parte da arte interna, sendo mais conhecida por seu trabalho em anime e quadrinhos, mas é uma velha amiga e a uso na maioria dos meus projetos.
A arte apresentou alguns problemas, pois muitas coisas nunca foram ilustradas, ou aparecem em preto e branco. Bargle por exemplo, foi apresentado em livros e revistas de cinco formas diferentes. Parte do desafio é trazer coisas apenas descritas à vida.

6- Quando você espera que este projeto esteja pronto? Nossas carteiras estão coçando de emoção.

Fora a arte e o playteste o livro está pronto. Tem 179 páginas, maior do que o Sword Coast Guide. Como eu disse, não posso lançar até que a WotC permita usar cenários além de Forgotten Realms, mas depois de aprovado, vai ao ar no mesmo instante. Desejo algo na faixa dos $20, que para um livro colorido e deste tamanho, está na faixa dos demais no mercado.

7- E o que podemos esperar do livro?
O livro é dividido em cinco capítulos: “Locais e Eventos” tem uma variedade grande de conteúdo, background e trivia para jogadores e Mestres. “Heróis” tem quarto novas raças e mais de 20 arquétipos com novos backgrounds e talentos para você jogar. “Os Imortais” tem detalhes extensos sobre religião e os Imortais, assim como Esferas para clérigos. “Mágica” tem as mudanças mais radicais, além da adição de novas magias tem as artes secretas de Glantri e magia de runas Nórdicas, um poderoso e arriscado novo meio de magia. Por ultimo, a seção sobre comércio tem novas regras para comprar itens mágicos, uma seção gigantesca sobre comida e bebida local e muitos itens mágicos novos.

Morgan Ironwolf (aquela da 'chain shirt'), a futura capa do projeto!

Um comentário: