terça-feira, 21 de agosto de 2018

Recomendo: Plot Points (podcast)

Descobri ao acaso um podcast que existe a mais de 3 anos (!) chamado "Plot Points". Sua última postagem (na data que ouvi) era sobre "Porque a TSR falhou". Têm MUITA informação preciosa neste podcast, para quem curte a história do D&D.
Isso sem falar que este tema (não tenho certeza que com o mesmo título) está sendo feito no formato de um livro.

Em outro episódio, sobre os quadrinhos de D&D na DC comics, o apresentador lê diretamente do rascunho de seu trabalho, o que me levou a crer mais ainda que será um tremendo livro (aliás, este eps. em particular é fantástico para quem quiser saber mais sobre Jeff Grubb, responsável por tantas coisas, dentre elas, o AD&D 2ed).

Atualmente escuto o episódio 98: "Cinco Gerações de Designers do D&D", gravado numa palestra na GaryCon (meu sonho de consumo).

Está sendo muito enriquecedor ver o ponto de vista de tantos designers incríveis. Por exemplo, o fato de a arte anterior mostrar grupos geralmente se ferrando, lutando com monstros cujo resultado do embate parecem incertos ou desfavoráveis para os aventureiros. Hoje, os personagens estão mais heróicos, e muitas vezes em situações de vantagem. Isso já acontecia na 2ed, mas em doses homeopáticas. Claro, existem inúmeras exceções, mas dá pra ver direitinho esse ponto de vista.


Outra questão interessante é sobre o modelo de campanha. As pessoas jogavam as aventuras de forma meio desconexa, como se fossem episódios não continuados (enfrentaria as Cavernas do Caos, depois iria bater um papo com o Rei Lagarto, dai entrariam num castelo assombrado com um governante vampiro, etc).

Depois, na era da 2ed, as pessoas jogavam "mundos" ("eu jogo Dragonlance", "estamos jogando Forgotten Realms",...).

E por fim, a era dos módulos em arcos de história, como os adventure paths da Paizo e os "Tyranny of Dragons" e seus capítulos.


São muitas coisas interessantes para se tentar entender o que leva as pessoas a jogar, e como isso molda a forma como o D&D se apresenta a cada geração. Temos a mudança do jogo para acomodar os gostos do público, e a mudança do gosto público para acomodar ao jogo presente.

Enfim, super recomendado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário