terça-feira, 13 de novembro de 2018

Jim Ward sobre a morte dos personagens

Postado no perfil de Jim Ward ( Facebook, 12/11/2018)





A Morte de Personagens

Nesta semana mestrei quatro jogos e todos os personagens morreram durante a sessão. Eu tenho a reputação de matar todos os personagens dos meus jogadores e esta reputação não me agrada. Eu poderia facilmente desenvolver uma aventura onde todo mundo sobrevive até o fim sem problemas. Contudo, não acha este estilo de jogo interessante.
Sempre criei várias brechas na partida para aqueles que procurarem por eles possam sobreviver. Deixe-me dar alguns exemplos:

No primeiro jogo de Metamorphosis Alpha o líder temporário disse “faça o que fizerem, não atirem em distância corpo a corpo”. Parecia bem lógico pra mim. O grupo inteiro de jogadores ignorou essa regra desde o início e começaram a perder seus personagens um a um. O mesmo grupo encontrou um poderoso robô militar que queria conversar com eles. Imediatamente, começaram a atirar nele com seus rifles de plasma. A criatura atirou de volta com poderosas rajadas energéticas.
Ao invés de correrem após verem o quão poderosos os raios eram, eles permaneceram e morreram em uma chuva de raios.
Em meu jogo Dragonscales eles chegaram até uma porta. Eu disse que era obviamente altamente mágica. Notifiquei que haviam 4 barras de ferro na porta. Tentaram empurrar a porta e naturalmente o relâmpago os matou.

Eu joguei com Gary Gygax e morri várias vezes no início de minha carreira de aventureiro. Morri cada vez menos conforme fui aprendendo a ser cuidadoso. Jogadores não são nem um pouco cuidadosos e parecem surpresos quando coisas obviamente fatais matam seus personagens.
Finalmente, um dos meus grupos encontrou uma medusa. Um dos personagens foi transformado em pedra, e os outros poderiam ter fugido. Ao invés, cinco do grupo foram transformados em pedra. Enfim, atualmente sempre dou avisos aos jogadores para serem cuidadosos nos meus jogos. Digo que jogadas inteligentes permitirá que sobrevivam. Mestrei o mesmo jogo de MA para 11 amigos algumas semanas atrás. Jogaram cautelosamente e somente 4 morreram. Pode acontecer de personagens sobrevivam.

Um comentário:

  1. Poucos grupos sabem lidar bem com TPK. Era algo difícil antigamente, hoje em dia, com alguns jogos passando a mão na cabeça dos jogadores para que o jogo fique "fácil", acredito que seja um pouco mais complicado. Muita coisa é feita para que os PdJs "ganhem" o jogo.
    Algumas de minhas aventuras mais memoráveis foram TPKs, todos na mesa se divertiram! Infelizmente, também tive alguns bem frustrantes, felizmente foram poucos.

    ResponderExcluir