segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sabedorias de Frank Mentzer - personagens de nível alto


"Aventuras em níveis mais altos sempre me intrigaram. Lembra quando você viu pela primeira vez aquelas magias de 7º- 9º círculo no Livro do Jogador? Uou, eu quero jogar com isso...mas então levava uma eternidade para atingir níveis mais altos.

Então muitas pessoas criavam personagens de nível alto e começavam daquele ponto, e na minha opinião algo se perdia no processo: experiência de jogador. Ao buscar meios de chegar aos níveis mais altos, espero que você tenha se esforçado até chegar no destino, ou que tenha a bagagem necesssária em outros jogos ao longo dos anos."


Interessante a opinião, e compartilho dela.
É por isso que muitos módulos antigos são considerados mais "difíceis": como todo jogo, a experiência do jogador é um fator importante no decorrer da partida. Muitos criam personagens de nível alto pensando apenas no poder deles, o que não tem nada de errado, acredito.

Contudo, a experiência do jogador é que faz real diferença, afinal, um personagem é muito mais que apenas sua ficha, não?

3 comentários:

  1. Realmente é necessário ter tempo de jogo antes de embarcar para uma aventura épica: dica old school aplicável até a quarta edição!

    Como mestre, precisamos ir narrando os acontecimentos, construindo a fama e notoriedade dos personagens dos jogadores após suas sucessivas aventuras.

    E cabe ao jogador adquirir mais poder e responsabilidade, sabendo utilizá-lo.

    Infelizmente aprendi isso na prática, pois como mestre permiti um avanço muito rápido dos personagens de meus jogadores e isso inviabilizou a campanha na quarta edição.

    ResponderExcluir
  2. Pergunte a 10 jogadores de D&D quantas vezes eles chegaram no nível 15 usando o XP indicado e em apenas uma campanha. 9,8 deles dirão que nunca passaram do Quinto Nível. Claro que sempre tem um cara que consegui, mas é a exceção da exceção.

    Por isso nas minhas campanhas os jogadores passam de nível quase toda aventura. Por que ai na decima quinta sessão eles estão +- no decimo nível. Quando chega nesse ponto, eu penso e começo a andar para o fim da campanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante a sua proposta da passagem de nível por aventuras. Realmente quando uma aventura é concluída os personagens aprendem muito, solucionam mistérios, ou seja, concretizam algo no jogo, que lhes rende mais experiência mesmo em suas carreiras. Mas você nunca foi além do nível 15?

      Excluir