(postagem
original feita por mim no blog A Ordem do RPG, 03/10/2011. Jim está melhor e não precisa mais da doações, mas toda ajuda sempre é bem vinda)
Entrevista com James Ward, autor do 1º RPG Sci-Fi!
Entrevista com James Ward, autor do 1º RPG Sci-Fi!
Ola pessoal! Nessa semana temática trago a entrevista que tive o
prazer de fazer com Jim Ward, autor não só de inúmeros materiais para o D&D
como do primeiro RPG de ficção científica já criado, o Metamorphosis Alpha! Com
vocês, Jim Ward:
1-Você poderia falar um pouco de você mesmo e seu trabalho?
Levo a vida como designer de jogos desde 1974. Criei o primeiro RPG de
ficção científica chamado Metamorphosis Alpha. Desenvolvi os card games
Spellfire e Dragon Ball Z. Gosto de fazer coisas originais. Agora mesmo estou
trabalhando num produto que é tanto uma aventura de fantasia quanto de ficção
científica.
2- Como era um “dia de trabalho” na TSR?
Na TSR fui o Vice Presidente da produção de material. Eu e minha equipe
tentávamos pensar em produtos que agradariam o público. Então eu agendaria este
trabalho para que estivesse pronto não apenas a tempo, mas com meses de
antecedência. Desta forma o grupo das vendas poderia fazer a propaganda e
colocar o produto no mercado. Tivemos um grande time e em 1997 quando sai
tivemos o melhor ano e faturamos 40 milhões de dólares.
3- Devo confessor que não sabia que você era (é?) presidente da
LucasArts. Como foi isso?[Aqui, quero ressaltar que busquei a
informação do Wikipédia e quebrei a cara! Agora já editei no Wikipédia]
Na verdade este é outro homem chamado James M. Ward. Ele vem de
Rockford. Só trabalhei com role playing e companhia de jogos de computador.
4- Falando de jogos, seu nome está presente em card games, RPGs,
miniaturas, jogos de tabuleiro e computadores (além de romances!). Existe algum
“fator comum” que lhe ajudou a fazer qualquer um deles?
Hmmm, esta é uma ótima pergunta. Acho que a resposta é “não”. Eu
trabalho da mesma maneira sempre. Trabalho com um rascunho sobre o assunto;
depois faço a pesquisa sobre o assunto; depois faço um protótipo e daí texto o
produto. O método é o mesmo com todos os produtos que desenvolvi.
5- Qual a sua opinião sobre as diferenças de “Ficção Sci fi” e “Fantasia
Sci fi”?
Ficção Científica é fundamentada em ciência real para que as idéias
venham da ciência que já foi feita e está sendo feita agora. Até mesmo
histórias sobre o futuro lidam com ciência que estamos lidando agora.
Fantasia Científica é um tipo de esforço onde o “real” não significa
nada e seus criadores estão livres para usar sua imaginação e viajar no tempo,
mover mais rápido que a velocidade da luz, e criar qualquer objeto que
quisermos com replicadores.
6- Adoro
Expedition to the Barrier Peaks. O que você acha dessa mistura entre
fantasia e ficção científica?
Gary era um gênio. Seu trabalho neste produto era inspirado e muito
divertido de fazer o playtest.
7- Sobre Star Wars: acho que SW é muito próximo de um jogo de D&D.
Você tem vários soldados, cavaleiros, “magia”, honra, traição, etc. Qual
sua opinião sobre isso?
A história de Star Wars vem de mitos e lendas da Grécia antiga. Está
mais para uma história de “fantasia” do que de ficção científica.
8- É uma pena que não tenhamos Metamorphosis Alpha no Brasil. Você
poderia nos contar mais sobre suas idéias por trás de MA? Influências,
dificuldades, etc.
Metamorphosis Alpha é apenas uma aventura em um ambiente limitado, porém
este ambiente tem 13 milhas de comprimento, 7 milhas de largura e 17 andares de
altura. Muitos da espaçonave de colonização Warden são nativos primitivos que
não sabem nada da nave, alguns seres são criaturas mutadas e poderosas que não
sabem que estão numa nave, alguns humanos que acordaram na nave lutam para
concertar os vários problemas mecânicos e fazer com que a nave voa na direção correta.
9- MA tem 4 edições, certo? Por quê você revisou a 1ª edição?
Alguma razão em particular?
Metamorphosis Alpha foi desenvolvido em 1974. Com o passar dos anos
houve muitas melhoras no role playing. A segunda edição buscava melhorar o
jogo. Fiz a terceira e a quarta para melhor o jogo de novo e trazê-lo para
novos padrões, mais de 40 anos depois.
10- Poderia nos falar mais sobre Gamma World? Publicado 2 anos depois de
MA, algumas pessoas gostam de compará-los como “primos”: diferentes, mas com
algo em comum. Qual sua perspective sobre isso?
Nunca falo sobre Gamma World porque ele não me pertence. Tento fala
sobre MA e trazer as pessoas para trabalharem com ele.
Essa é uma pergunta difícil. Filme: Forbidden Planet [N.T: Planeta
Proibído] feito em 1951. Livro: Starship, de Brian Aldiss, é o livro que me
deu inspiração para fazer MA.
Elementos de role playing de ficção científica: hmmmm
1.Sistema de combate simples, que inclui lasers, granadas, e lanças com
ponta de ossos.
2.Sistema de criação de personagem que deixa você jogar com um robô ou
personagem mutante.
3.Algumas notas do designer sobre como fazer um mundo de ficção
científica.
12- Algum ultimo comentário?
Agradeço as questões. Por favor dê uma olhada em Metamorphosis Alpha no RPGNow,
edições 1 e 4 podem ser compradas.
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Contudo, suas contas do hospital ainda são altas, e um fundo fora criado
para ajudá-lo. Quem quiser doar qualquer quantia basta entrar no site abaixo.
Com certeza qualquer ajuda é bem vinda. No mais, acredito que comprar um pdf do
seu jogo também é um modo de ajudá-lo (apesar de que o valor seria diluído entre
empresa e site que promove o produto).
Doações:
Link no RPGNow:
Site oficial do MA:
Leia também sobre o MA nesta matéria de Daniel Oliveira:
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