House of Strahd (HoS) é uma aventura escrita por Tracy e
Laura Hickman para o AD&D 2ed, em 1993. Baseada (na verdade, uma “releitura”)
no módulo I6- Ravenloft, esta aventura tem 64 páginas e acompanha um mapa
gigantesco do castelo e dois mapas menores no interior da capa.
Apesar do crédito aos Hickman, a revisão (e subsequente
adaptação ao AD&D 2ed) é por conta de Bruce Nesmith, um dos responsáveis
pela criação do cenário Ravenloft (lembrando que, pra quem não sabe, “Ravenloft”
começou como uma aventura de mesmo nome, para AD&D 1ed).
A Aventura:
O grupo se vê preso em Barovia, o domínio do terrível Strahd
Von Zarovich, e devem escapar a todo custo. O bacana desta aventura é que o
objetivo do vampiro varia de acordo com a leitura do baralho Vistani (os “ciganos”
do cenário), o que é um lance muito bacana. A aventura se passa basicamente no
castelo, com o grupo procurando Strahd com a intenção de destruí-lo (o que é
uma tarefa complicada!).
De inicio, o autor oferece que a aventura seja jogada por
pcs de nível 5-7, próximo do módulo
original, ou 11-13, demonstrando que o
desafio nesta versão é maior ainda.
O Livro:
O livro segue a identidade visual de Ravenloft: tons de
cinza e bordô nas bordas (ou vinho, ou sangue, ou carmesim... enfim, aquele
vermelho metido a velho!). Confesso que gostaria muito de ver algumas das
ilustrações internas em cores, pois são simplesmente lindas!
Além de quadros usados para usar a aventura no modo original
ou atual (só muda a dificuldade), temos uma página de como jogar com o Strahd
(como ele pensa, como age, etc), o que é por si só uma bela lição de como
interpretar um “chefão” de forma inteligente. Uma seção em especial, "Oportunidades de Strahd", fala de ações que ele pode tomar em certas cenas, que não necessariamente são ataques. Assim, no incio do livro é possível que um personagem seja encantado, enfrentando o próprio grupo ao comando do Vampiro apenas no fim da aventura!
Depois, o lance das cartas é explicado, seja usando um
baralho comum ou um “tarokka”, o baralho especial dos Vistani. Temos também
umas tabelas para controlar a passagem do tempo, pois o nascer e o pôr do sol
são importantes na aventura. Existe também uma explicação breve sobre Barovia e alguns
locais, descritos em 7 páginas breves mas interessantes. Logo após, o castelo
Ravenloft em si, com suas torres e catacumbas.
A conclusão abre espaço para os aventureiros derrotarem
Strahd ou não: de uma forma ou de outra, o desfecho é interessante o suficiente
para se continuar em uma campanha. Por último, temos uma página com o “Tome of Strahd”, que
seria tipo um diário dele. Aqui, sabemos de sua história e até mesmo de suas
fraquezas.
HoS é uma aventura tensa, como a maioria das aventuras deste
cenário de campanha. Acho que ela capta bem o estilo “Hammer” de vampiro,
charmoso e nobre, o que me fez perceber hoje, enquanto escrevia isso, o porquê
de eu não gostar da visão cabeluda “Castlevania contemporâneo” dele.
Enfim, recomendo a todos que quiserem deixar o grupo na
ponta da cadeira, temendo pela vida de seus personagens a cada página virada.
Boa Beltrame, essa aventura é uma das que não poderiam passar despercebidas, parabéns pela boa resenha!
ResponderExcluirMuito boa a resenha Rafael.
ResponderExcluirSe tem uma coisa que me arrependo muito de não ter aproveitado em AD&D foi esse rico cenário. Quem sabe em um futuro próximo eu não o use.
Abração.