domingo, 2 de março de 2014

& Magazine

Salve pessoal, hoje queria falar um pouco sobre uma revista bacana que aos poucos vai ganhando os eu espaço na comunidade OSR.

 A “& Magazine” (“and magazine”) é uma revista digital que busca dar suporte ao AD&D 1ed (principalmente), e eu diria que faz isso muito bem.  Sua primeira publicação ocorreu em 2012 (a revista é quadrimestral), e cada edição tem um tema específico, como por exemplo “aventureiros iniciantes” (ed. 1) ou “aventuras urbanas” (ed.8), fato que me agrada muito.

A falecida Dragon Magazine tinha um esquema semelhante em uma época, e sempre achei bacana essa forma de organizar as coisas.

Embora eu prefira material impresso, justamente por não ter leitores digitais portáteis, a diagramação é simples e agradável aos olhos, sendo que alguns volumes são mais “print friendly” do que outros. Alias, o fato de manterem alguns links para consulta ou propaganda realmente faz mais sentido em um formato digital.

Temos aventuras, itens mágicos, matérias com novas regras e esta sorte de conteúdo, criado por fãs. Artistas amadores também têm espaço na publicação, e confesso que gosto do charme que alguns desenhos possuem, com pintura a lápis de cor mesmo, como se fosse algo tirado das minhas aventuras nos anos 90.

Lenard “Len“ Lakofka contribui na maioria das edições até agora, e como sempre, com matérias muito interessantes (além de autor de muito material da TSR, Lakofka tinha uma seção própria na Dragon Magazine). Melhor que artigos com “novos itens”, gostei muito da matéria sobre Druidas em dungeons (ed. 8). Na verdade, pra mim esse tipo de “insight” pode ser muito mais valioso do que uma relação de itens mágicos novos.

Confesso que não li todas, mas as edições que li foram bem interessantes. As aventuras, de modo geral, são curtas e com potencial para expansão, e ótimas para eventos. Gostaria apenas que se mantivesse um padrão preto e branco, e com ilustrações mais “print friendly” (como comentei acima), pois com certeza seria um material que eu imprimiria para ler.


Visitem o site deles, http://www.and-mag.com/, e confiram a & Magazine e o material de suporte (como aventuras maiores e auto contidas).

2 comentários: