Mais uma postagem perdida, resgatada:
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Recentemente na lista do Old Dragon o assunto “magos” veio a tona. Eles são fortes, fracos, desbalanceados, equilibrados, com armas, sem armas, etc. Como hoje Gygax faria 73 anos (parabéns, Grande Mestre!), eu estava lendo um antigo Q&A e achei algo legal que gostaria de dividir com vocês (e também, algo que comentaram na lista).
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Recentemente na lista do Old Dragon o assunto “magos” veio a tona. Eles são fortes, fracos, desbalanceados, equilibrados, com armas, sem armas, etc. Como hoje Gygax faria 73 anos (parabéns, Grande Mestre!), eu estava lendo um antigo Q&A e achei algo legal que gostaria de dividir com vocês (e também, algo que comentaram na lista).
Uma vez perguntaram para Gary Gygax o “por que magos são tão
fracos no primeiro nível?”. A resposta foi precisa, ao estilo Gygax:
Magos fracos no primeiro nível? Há! Essa é uma pergunta
velha, e que posso responder facilmente usando as regras do OAD&D [N.T.
AD&D 1ed], a principal origem do mago em jogo. Questionador, você é um
ogre, um monstro grande e forte de 4º nível [N.T. 4 dados de vida]. Eu sou um
pobre mago fraquinho. Estamos a 9 metros de distância. Você se move para
atacar, eu lanço a magia Sono. Você perde. Agora, eu serei qualquer outro tipo
de personagem, e você continua sendo o ogre. Você ganha…a menos que meu
personagem seja bem sucedido em fugir.
Magos de baixo nível geralmente são armas de um ou dois
disparos, mas a “artilharia” é potente. Isto se enquadra bem com um grupo
equilibrado de personagens de baixo nível, onde nenhum é verdadeiramente forte
sozinho.
Podemos observar também algo que eu já disse antes: seu
personagem é o que você faz dele. Eu particularmente não acho fácil começar a
jogar RPG logo como “mago”. Muito disso se deve ao conceito que temos de magos
poderosos, e por isso, imagino que deva ser comum pensar em mago e associar ao
Merlin, Gandalf ou seja lá quem for. Mas e os magos novatos? Rincewind, por
exemplo (da série Discworld), era um mago que tinha que saber se virar SEM
magia. O próprio Raistlin no começo do romance de Dragonlance sabia apenas meia
dúzia de magias (e vejam como ele utiliza bem o mesmo exemplo de Gary, o
“Sono”).
Não é um caminho fácil, mas com certeza a recompensa é
grande!
excelente post! Resume bem meu pensamento a respeito dos magos em jogos Old School. Na verdade sou mais fã de pj mais humanos e menos overpowers mesmo. Então quanto maior a dificuldade do jogo melhor!!!!
ResponderExcluirExcelente blog!!
E no tumblr vai continuar indicando excelentes imagens para nos inspirar? Espero que sim!!!
Queria pedir a permissão para incluir este post em uma zine sobre rpg e conteudo de fantasia e ficção?
Att! vlw!
claro! indique aqui tb o link para o zine ;)
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