Monster Mythology (1992) é o quarto livro da série DMGR4
(Dungeon Master’s Guide Rules), escrito por Carl Sargent e ilustrado por Terry
Dykstra (descontando as ilustrações reaproveitadas de outros produtos, prática
comum da TSR nesta época).
Com o mesmo número de páginas de seus antecessores (128
páginas), DMGR4 trata das divindades que fogem da visão “humanocentrista”
abordada em suplementos anteriores, como o Legends & Lore (1990). Desta
vez, não apenas os elfos, anões e halflings têm suas divindades descritas, mas
vários monstros como bugbears, gnolls, gigantes e dragões. O Complete The Book
of Humamoids seria lançado apenas no ano seguinte, mas se tornaria um
companheiro ideal para o DMGR4.
Além da história das divindades e de suas interações com os
seguidores e entre si mesmas, temos atributos para suas representações mortais
(os Avatares) e regras para clérigos das deidades.
Seguindo o mesmo esquema dos livros marrons de classe,
presume-se que os jogadores usem regras de perícia, opcionais na 2ed mas tão
presente em seus suplementos que se tornavam praticamente uma regra oficial.
Apresenta-se as restrições, poderes e requerimentos necessários para se tornar
um clérigo de cada deus.
As últimas 3 páginas do livro (Appendix 1 e 2) falam de como
colocar esses avatares nas campanhas e um pouco sobre essas divindades em cada
um dos cenários do D&D.
O livro retira material (literalmente, existem trechos com
as mesmas palavras) do Deities & Demigods do AD&D 1ed (depois
rebatizado como Legends & Lore, ainda na 1ed), acrescentando vários outros.
É muito legal e inspirador ler sobre algumas destas divindades, e eu mesmo já
fiz campanhas que giravam, por exemplo, em torno de Chronepsis, deus dracônico
do julgamento, morte e destino.
Creio ser muito difícil, e até mesmo indesejado, ter tantas
divindades atuantes em um cenário ao mesmo tempo, mas o fato de ter tantas
opções sempre é algo interessante para os DMs, que podem escolher, adaptar e
até mesmo criar as relações entre as entidades divinas. Um ótimo livro, que como
apontado por Shannon Appelcline (autor de Designers & Dragons ) na entrada deste produto no site D&D Classics, poderia
ter feito parte do Livro do Mestre mesmo, se não fosse a questão de espaço.
Adquiri o livro há pouco tempo, e tive uma boa surpresa, imagina algo diferente. Muito boa resenha. Valeu!
ResponderExcluirBoa lembrança!
ResponderExcluirOs conteúdos que mais valem obter o livro são sem dúvida das divindades para deuses bem incomuns, como vampiros,beholders e ilithids.
Um livro excelente, realmente.
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